Wê — Angola

Wê — "olhos" na lingua de São Tomé e Príncipe — é uma série de filmes que leva-nós a uma viagem dentro de pinturas. O primeiro capítulo lança no seu iPhone e iPad em Março 2015.

Kris Haamer é o fundador de HAAM GEN-Z, que esta a transformar entretenimento significativo para a Geração Z, digitalmente nativos e globais na mentalidade.

***

***

“Foi algo de mágico. A professora de história de arte apagou a luz e tomámos assento nas almofadas confortavelmente espalhadas no chão. No brilho do feixe do projetor surgiu o retrato de um grego antigo.. chamado Ptolomeu. Os sussurros diminuíram. A professora começou a falar lentamente. Eu vi a imagem diante de mim a tremer.. e senti como a minha imaginação começou a transportar-me para um mundo por trás da pintura. Ouvi um som que eu já sabia não estava desse mundo. Eu já estava participando numa incrível aventura.. fui com o astrónomo grego a descobrir as estrelas dentro do céu profundo no quadro. A historia da pintura foi captada na minha memória para sempre.

Já senti o mesmo nos museus de arte onde gostava de passear desde que era criança. Ouvindo a voz nos fones do museu, comecei a perceber que a atração não era apenas a arte em si, mas eu estava fascinado pelas histórias dentro das pinturas. Como a professora contadora-de-histórias na aula de arte me tinha ensinado, se conseguirmos fazer as pessoas na tela despertar a vida, temos uma nova forma de experimentar pinturas, entender e aprender com elas.”

— Kris Haamer

Assim, nasceu o Wê.

Imagina se pudessemos ter muitos filmes que seguem o conceito do Wê — filmes inspirados em diversas pinturas, realizados por cineastas por volto do mundo inteiro, todos acessíveis atraves da plataforma Wê no telemóvel e tablet. Mas voltando ao inicio, os primeiros filmes do Wê contam-nós as histórias de algumas pinturas cá na ilha de São Tomé.

Ilha de São Tomé

Ilha de São Tomé

Coração da Terra — no cruzamento do 0-meridiano e o equador, encontramos uma ilha vulcânica de 14 milhões de anos de idade, que nunca foi parte de qualquer continente.

A ilha tem o mesmo tamanho que a cidade de Lisboa. No seu centro, eleva-se o Pico de São Tomé, rodeado pela antiga floresta Ôbo, a qual, é um dos locais mais ricos em termos de biodiversidade endêmica no mundo. Tal importância é assistida e relatada por o biólogo Bob Drewes do Instituto de Ciências da Califórnia, na sua palestra TEDx.

Wê é unico tal como a ilha. O primeiro capítulo do filme foca no valor da natureza intocada. Os capítulos seguintes procuram captar o drama da violência doméstica, a força de um amor que supera qualquer barreira, e a criatividade que pode superar qualquer obstáculo. Ricos e pobres, paisagens rurais e urbanas, estas histórias saõ contadas através de personagens nascidos nas pinturas de Alex-Keller Fonseca e Catita Dias.

Eu E A Minha Amiga Fisga

Eu E A Minha Amiga Fisga

Pintura por Alex-Keller Fonseca.

1

1º Capítulo: — Gil Neves, um rapaz de 13 anos de idade, tem que tomar a decisão entre andar pelo mato com a sua única amiga a fisga ao seu lado, e ir ordenadamente a escola, como a sua mãe espera dele. Certo dia, ao passear pela floresta, Gil conhece um ornitólogo confidenciou-lhe estar prestes a entrar numa busca de uma espécie de pássaro endémico nos cantos mais profundos da Ôbo e o Gil decide acompanha-lo. No filme acompanharemos a amizade de Gil com este cientista de aves, e a influencia dessa amizade no jovem rapaz que acontece a seguir e como a amizade com um cientista de aves afeta o Gil, vamos ver no filme. A personagem de Gil será interpretado por Paulo Jorge Neves, Vivalda Prazeres é a mãe do menino, e Ito Veiga é o cientista de aves. Escrito por Gilberto Ceita. Música por Guilherme de Carvalho (vê o seu performance no TEDxSãoTomé). [Aventura]

Amor Por Um Dia

Amor Por Um Dia

Pintura por Alex-Keller Fonseca.

2

2º Capítulo: — Mariana Lopez apaixona-se pelo rapaz errado e lida com as consequencias. Ela tem 17 anos, uma boa aluna, amada e respeitada por seus pais e amigos. Certo dia, na aula de matemática, ela recebe uma carta de amor de um admirador secreto. Quem é este admirador, quais são os seus planos, será a pessoa que realmente diz ser, são estas as questões que iremos descobrir no decorrer do filme. Nos papeis secundários temos, a amiga Sicilia, os meninos Miguel e Bento, e a mãe e o pai da Mariana. Baseado na pintura de Alex-Keller Fonseca. Escrito por Edneyse Coelho. [Drama]

Estilo da personagem de Mariana 2014 na coleção da Katya Silva.

Violência Doméstica

Violência Doméstica

Pintura por Catita Dias.

3

3º Capítulo: — Elsa Figueira é uma jovem que luta contra a violência do seu marido e tenta encontrar a coragem de denunciar para policia o homem cruel e controlador que ela ama. Baseado na pintura do Catita Dias. Protagonizado por Regina Fereira como Elsa, e Dom Pedro interpretado por Valery Andre Menezes. Escrito por Percio Silva. Música: PEKAGBOOM. [Drama]

"E sofro calada todo eu faço para ti agradar e por ti sou violentada..." — Frase da música do filme

Azul

Azul

Pintura de Alex-Keller Fonseca.

4

4º Capítulo: — Alex-Keller Fonseca e Catita Dias, pintores cujas obras são a inspiração para o Wê, e os seus amigos artistas Dio Lima, Olie Ribeiro, Jesus Quaresma, Leonel Varela, e outros, andam pelas ruas de São Tomé a imaginar como é que poderia ser a ilha. Baseado na pintura de Alex Keller Fonseca. Escrito por Kris Haamer e Alex-Keller Fonseca. [Documentário com realismo mágico]

“Minha vida são os pensamentos que circulam na minha mente. Através das minhas obras tento expressar a vida cotidiana da Mãe África e o seu renascimento. Com todo o seu sofrimento e insegurança cujas tradições renascem no mundo através das crianças.” — Alex-Keller Fonseca

*****

Escrita Das Histórias

Se quiser ler ou comentar os roteiros, escreva-nos!

A primeira história escriao em 2010 baseia-se no auto-retrato “Azul” do pintor Alex-Keller Fonseca. A escrita das historias subsequentes teve começo no verão de 2013. Jovens escritores Gilberto Ceita "Eu E A Minha Amiga Fisga" e Edneyse Coelho "Amor Por Um Dia" ganharam o concurso de escrita do Wê e o músico PEKAGBOOM (Percio Silva) escreveu a história de "Violência Doméstica". Na foto eu e o Gilberto Ceita após o concessão dos prêmios.

> *

"Eu E A Minha Amiga Fisga": Quando Gil volta da floresta, ele não esta aleatória mais — agora ele quer estudar biologia, para entender melhor os pássaros. A transformação do rapaz durante o filme pode ser uma inspiração para outras crianças da sua idade. O papel de pesquisador dos passaros é para incentivar os adultos a apreciar a natureza e as aves, e cuidar da riqueza e diversidade dos espécies. O papel do pesquisador das aves é desempenhado por o passarinheiroIto Veiga, que trabalha com os cientistas durante os últimos 20 anos e conhece bem os espécies de passaros.

Ito Veiga

Octavio Veiga a captar aves com uma rede para lhes tirar uma amostra do sangue.

Jovens escritores Sofia Santos, Edneyse Coelho, Marlucy Bandeira, Gilberto Ceita, Wilme Dias, Akaisa Borges (a tirar a foto) e o pintor Dio Lima a visitar a cidade de Angloares para entrevistar o artista Nelito Pereira.

Na primavera de 2012 participei numa serie de oficinas para escrita de roteiros de cinema na Universidade Lusófona em Lisboa. Éramos oito pessoas na sala de aula e o Gonçalo Galvão Teles foi fazendo a cada um de nós perguntas difíceis sobre as nossas histórias — para descobrir a natureza dos personagens do filme, seus desejos e necessidades. A oficina foi realizada nas terça-feiras — e todos os domingos tivemos que enviar a versão final do roteiro para os outros alunos a lerem. Foi uma experiência influente para mim, e deu-me a idéia de criar um grupo de escrita história para o Wê.

O próximo passo é criar um storyboard (banda desenhada) para visualizar cada capítulo, as personagens, cenas, locais, e o arco dramático da história. Na foto o artista Will Ferlack que desenhou os storyboards.

Atores & Atrizes

Para encontrar o ator certo para interpretar o personagem Gil Neves fizemos um casting com 30 jovens vindos de variados locais do país. A imagem em baixo mostra o Paulo Jorge Neves, que ganhou o papel, com a sua mãe no filme interpretado pela atriz Vivalda Prazeres.

Para os papéis explosivos de Dom Pedro e Elsa Figueira - "Violência Doméstica" - a escolha recaiu sobre os atores Regina Fereira e Valeri Menezes, que funcionam bem juntos na tela. Na imagem os atores cercado por fãs na cidade de Angolares.

A Equipa

Eu e Alex Keller-Fonseca, os principais culpados do projeto Wê.

Wê é produzido por Kris Haamer, Katya Aragão e Ajala Carvalho. Um total de 36 pessoas trabalharam em vários papéis para nós.

Estilo por Katya Silva, Roselyn Silva e Tiamo Veloso; assistida por Cintya Gracias; efeitos de maquiagem por Mery Pinto. Escrito por Kris Haamer, Alex Keller-Fonseca, Percio Silva, Gilberto Ceita e Edneyse Coelho. Feedback para a historias por Sofia Santos, Akaisa Borges, Wilme Dias, Marlucy Bandeira e Dio Lima. Location scouting por Catita Dias. Pesquisa por investigadores Dulcineia Barros e Ismael Sequeira. Storyboarding por Will Ferlack. Equipe de câmera técnico Elzo Trovoada e Erikson Barroso. Material adicional filmado em Portugal por Paulo Garcia, Bruno Gonçalves e Pedro Resende. Análise e primeiro trailer por Claudia Silvestre. Casting organizado por Fátima Almeida. Secretária de produção Daena Neto.

Na imagem atores e parte da equipe do capítulo Wê: "Violência Doméstica".

Membros da equipe Wê Edneyse Coelho, Elzo Trovoada, Alex-Keller Fonseca, Percio Silva e Roselyn Silva a falar sobre o que o Wê significa para eles e por que as histórias narradas nas pinturas são importantes.

O Por Quê?

  1. Wê pode inspirar como TEDx e atrair novos públicos para a pintura. Se o aplicativo for bem sucedida, então os filmes e pinturas podem ser exibidos lado a lado em galerias.

  2. Wê fornece uma oportunidade criativa para as pessoas trabalharem em conjunto para trazer os seus talentos diante do mundo. Como jovem diretor de cinema eu sentia que partilhei os sonhos do jovem artista Alex-Keller Fonseca. Uma idéia criativa expressa-se de muitas formas diferentes, a inspiração é transferido de um meio para outro e de uma pessoa para outra, de uma cultura para outra. E no mundo conectado de hoje pequenas equipes dedicadas podem usar o seu alegre otimismo para superar obstáculos e, finalmente, trazer os seus produtos para o mercado mundial.

  3. Estónia pode ser um parceiro igual aos países pequenos. Nós não olhamos para baixo fazem as superpotências, como experienciamos todos os dias o que é ser um país pequeno. Se Estónia tem algo a ensinar, é uma atitude. Nós temos mais do que suficientes horrores da história soviética, que nunca podem ser esquecidos, mas sempre mantemos o nosso olhar pragmático e otimista no futuro.

Atração De Audiência

A maioria das pessoas ao redor do mundo não se preocupam com a cultura de São Tomé. No entanto, há um grupo de diásporas de São Tomé ao redor do mundo que estão nos seus pontas dos pés à espera de ver o filme no televisão Santomense. A distribuição digital através do App Store da Apple oferece uma oportunidade de ver o filme em diferentes idiomas e países ao redor do mundo para encontrar um nicho de público que gosta da arte de pintura.

Aplicativo iPad

Um livro pop-up inspirado pelo Wê no Brasil.

Primeira versão da página do filme, que inicialmente estva focada exclusivamente no capítulo "Azul" protagonizado por Alex-Keller Fonseca. A versão atual foi atualizado com três capítulos: "Eu E A Minha Amiga Fisga", "Amor Por Um Dia" e "Violência Doméstica".

O Financiamento Do Wê

Eu estou contente por ter conseguido pessoalmente investir 25 mil euros nestas ideias, e que o projeto tem sido apoiado com 10.000 Euros por um número de pessoas que estão atrás das anteriores histórias de sucesso da Estónia.

Nosso objetivo é trazer para o Wê para espectadores em 2015. Para lançar todos os quatro capítulos em frente dos espectadores estamos angariar 50.000 Euros. Incluindo o financiamento anterior são 20.000€ por um capítulo de 20 minutos ou 1.000 euros por minuto.

O capital será utilizado para remunerar o trabalho da equipe e atores, o transporte, os voos, alojamento, alimentação e outras despesas imprevistas, tais como atrasos, doenças, pneus estragdos, automóveis presos na lama, etc; aquisição de equipamentos de cinema, o desenvolvimento de aplicativos iOS, edição de som e imagem, direitos de autor, e as taxas de criação de mídia original, música, compra o uso de direitos de materiais de arquivo, design de materiais de marketing, marketing em festivais e na Internet.

Se quiser ler o orçamento completo, deixe-nos saber!

Espero que encontre Wê emocionante e decida ajudar trazê-lo para os spectadores em toda parte. Somos gratos a todas as pessoas que já contribuíram: famílias que acreditaram em nos, mentores nos deram conselhos, parceiros financiadores que apoiaram o projeto, os artistas que participam nas filmagens e para quem eu prometimos terminar o filme, atores, e os jovens escritores e equipe que nos ajudaram a escrever o roteiro, produzir e realizar a visão.

Chamada de Ação

Se acredita que o que foi descrito acima tem valor, então aqui fica um convite aberto para ajudar a tornar este projeto real. Reunimos todas as informações que nós pensamos interessante e necessário, e estamos disponíveis 24/7 para responder a todas as perguntas possíveis. Ligue para +239 9851269 ou escreva kris@haam.co

Vamos lá!

Kris Haamer & a equipe do Wê

***

EestiEnglishPortuguês (Portugal)Português (São Tomé e Príncipe)Português (Brasil)在中國Bahasa MelayuDeutschFrançaisItalianoEspañolSuomiSvenskaNederlandsDanskNorskÍslenska